ROUPAS EM BRAILLE


Nos últimos tempos, o mundo da moda e seus criadores estão pensando cada vez mais nas necessidades específicas dos consumidores. Dentro dessas necessidades, estão os cegos. Imaginem a dificuldade de escolher e compras roupas, e foi pensando nesse publico alvo que a estilista Charlotte Pringels criou uma linha de roupas em braille, para deficientes visuais. De acordo com ela, a ideia surgiu ao assistir o filme “Blind”, da diretora Tamar van den Dop. O longa acabou inspirando toda a sua coleção.
“Eu comecei a pensar em como eu poderia traduzir esse sentimento em peças de vestuário. Foi um grande desafio para mim, porque não era apenas um conceito, mas um sentimento. Eu tentei lidar com materiais para torná-los legíveis, identificáveis pelo uso de diferentes texturas como lã, camurça, veludo, mas também os tornando literalmente legíveis com inscrições em Braille e estampas em relevo”, afirma Charlotte.
Falando nisso: 
Uma etiqueta de roupa especial, com informações do produto em braile, foi lançada em 2011 na Première Brasil, maior salão Têxtil da América Latina. A iniciativa parte de uma das grandes empresas do setor, a Haco, que durante dois anos pesquisou a funcionalidade e viabilidade do produto com a Associação dos Cegos do Vale do Itajaí (Acevali).

A etiqueta especial da Easy Put é de papel e as informações em braile se repetem na barra da roupa.




Eu super curti a iniciativa das roupas em Braille, e vocês?

Beijos, Julia. 


0 comentários:

Postar um comentário