As jaquetas de couro são tendência neste outono inverno, mas quem pensa que elas são uma novidade está muito enganada. A jaqueta percfecto, como foi denominado o primeiro modelo, ficou conhecida logo após a exibição do filme “The wild one”, no ano de 1954, quando o ator Marlon Brando interpretava um líder de uma gangue de motociclistas. As jaquetas de couro surgiriam como uma representação de um novo jeito de se vestir e se comportar, heranças do pós guerra. Era o street style (estilo de rua) que fazia a cabeça dos jovens e invadia o cinema.
O novo estilo bickers (motocicleta) se difundiu amplamente na subcultura rebelde de movimentos como o punk, por exemplo. A primeira jaqueta foi confeccionada em 1928 por Schott Bross; o mesmo uniu se aos seus irmãos Jack e Irving, e abriram em 1913 a East Broadway, em Manhattan (NY). Desde então, começaram a fabricar peças impermeáveis, para proteger do frio e da chuva. Já no ano de 1925, a Schoot Bross inseriu zíper nas peças e a desde então passou a vender as jaquetas de couro para os pilotos americanos da Força Aérea Americana.
Quando o ator norte americano Marllon Brando surgiu no filme “Selvagens da Motocicleta” vestindo uma jaqueta de couro, esta logo se tornou um ícone de rebeldia e atitude para os jovens da época. A Segunda Guerra foi essencial para dar status a algumas peças, e a jaqueta perfecto foi uma delas. O estilo bickers, que teve início no final dos anos 40 e início da década de 50, significava o surgimento de uma nova tribo, ou seja, uma sub-cultura (cultura alternativa) que andava de motocicletas e traziam uma tendência totalmente fora dos padrões da época. Esses jovens não queriam roupas de alta costura, e sim roupas velhas e surradas, jeans gastos com a barra da calça virada, coturnos e claro a jaqueta preta de couro. A partir disso, a peça foi consagrada como parte de uma ideologia e rebeldia contra as convenções socais. Depois dessa tribo, outras também vieram com a pegada rock’n roll e inseriram a perfecto no seu estilo; grupos como ton-up boys (tribo motorizada que surgiu em Londres), os rockers (que surgiram no início da década de 60 e decoravam suas jaquetas com peças com botões), os gressears (também da década de 60, o termo veio da expressão “greased-back” – engraxado para trás, devido aos pentedos da época) e os punk’s do final dos anos 70 e início dos 80′s.
Celebridades internacionais também adotaram a jaqueta de couro perfecto
A cantora Madonna, no filme “Quem é Essa Garota?”; George Michel, no clipe Freedom; Olivia Newton-John, no filme Grease; e Tom Cruise, no filme Top Gun. Atualmente a peça é referência de estilo entre famosas como Lady Gaga, Victoria Beckham e Rihanna. A jaqueta é um super curinga no guarda-roupa feminino, pois pode compor desde looks mais sérios a uma produção feita para ir às baladas com os amigos. Para quem quer inovar no look, há uma variedade de marcas e preços com estilos diversificados que vão desde o couro original ao couro sintético e as jaquetas em color block. Seja para as adeptas do estilo rock’n roll ou para as patricinhas, as peças são tendência e ganharam as ruas. E você já comprou a sua?
A jaqueta de couro também pode compor looks formais.
0 comentários:
Postar um comentário